Após um fim de semana de tempo bom em Porto Alegre, o trecho revitalizado da orla do Guaíba amanheceu tomado por lixo nesta segunda-feira (27). O problema tem se tornado recorrente após dias de intenso movimento no local, como visto no domingo (26).
No começo desta manhã, profissionais já trabalhavam para retirar o lixo deixado por frequentadores do espaço. Entre os itens estavam sacos plásticos, garrafas quebradas, copos e até latas de anti-respingo para solda.
A maior concentração de resíduos estava na área próxima à Usina do Gasômetro, junto às arquibancadas.
Procurada por GZH, a concessionária responsável pelo espaço, a GAM3 Parks, disse que em média são recolhidos, aos domingos, de seis a 10 metros cúbicos de lixo. Nas segundas-feiras, o número sobe para de 10 a 20 metros cúbicos, o que equivale a seis caçambas.
A GAM3 Parks lembra ainda que a limpeza da área é feita por funcionários da concessionária. Já a prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), fica responsável pelas vias do entorno.
A empresa afirma ainda que, até o final do ano, implementará ações de conscientização, incluindo implantação de lixeiras inteligentes e concurso de grafite.
Tumulto e depredação
Um tumulto marcou o final da noite de domingo na Orla. Uma ação integrada entre Guarda Municipal e Brigada Militar desfez uma aglomeração de cerca de 600 pessoas no local. Antes, houve resistência na abordagem, resultando em uma viatura depredada e duas pessoas detidas.