A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus) fez um alerta curioso aos moradores de Porto Alegre. Informou que este é o momento certo para providenciar o fechamento de aberturas como forros e portas de inspeção de caixas d'água no topo de prédios, pois são os espaços preferidos dos urubus para montarem seus ninhos.
Na primavera, a espécie Coragyps atratus sai em busca de um lugar para criar seus filhotes. Dados coletados entre 2008 e 2018 pela secretaria mostram que as regiões mais procuradas são o Centro e a Zona Norte, especialmente, os bairros mais altos da região, como Mont'Serrat e Bela Vista.
— Na natureza, os ninhos são feitos em penhascos, locais altos, e os prédios imitam esse ambiente deles. Geralmente eles procuram floreiras e essas peças para caixas d'água — explica a bióloga da Smamus e doutora em Diversidade e Manejo da Vida Silvestre, Soraya Ribeiro.
Mas se os ovos com o triplo do tamanho dos de galinha e manchinhas escuras aparecerem no topo do seu prédio, também não há motivos para se preocupar. Segundo Soraya, os urubus não costumam representar risco ou transmitir doenças — embora a urubu fêmea, como qualquer outra espécie, pode reagir para proteger seus filhotes. Além disso, como se alimentam de carne em decomposição, essas aves são importantes devido à capacidade de manter o ambiente limpo, eliminando 95% das carcaças de animais mortos na natureza.
De acordo com a bióloga, após formado o ninho, deve-se esperar os filhotes nascerem, ficarem independentes e voarem. Isso deve ocorrer antes do fim do ano, e, até lá, os pais tendem a ficar rondando o local para alimentá-los e protegê-los. Soraya alerta que, como se trata de um animal silvestre, a Lei de Crimes Ambientais protege os ninhos, não sendo permitido manuseá-los.
Os moradores podem tirar suas dúvidas ou solicitar vistoria do setor de Fauna Silvestre da Smamus pelos telefones 156, (51) 3289-7517 ou e-mail fauna.smams@portoalegre.rs.gov.br.