Um dos prédios mais imponentes da Capital, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre completa 100 anos neste sábado (7), data que marca o lançamento da pedra fundamental da construção. Em razão da pandemia, não será possível realizar uma programação de eventos comemorativos à data.
No entanto, a Catedral prepara a divulgação do livro Das Pedreiras às Torres e Carrancas: Uma Nova Catedral para Porto Alegre. Com registros inéditos sobre o processo de construção do templo, a obra vai reproduzir documentos, fotografias e anotações sobre os trabalhadores, materiais de construção e correspondências.
O livro tem autoria de Vanessa Gomes de Campos (historiógrafa e arquivista), Caroline Zuchetti (museóloga) e Lucas Volpatto (arquiteto).
A publicação, em formato digital, estará disponível no site da Catedral. Entre as informações a serem reveladas pelo livro, está a descoberta de quem é o indígena que inspirou as carrancas localizadas na área externa.
Outras atividades
No domingo (8), ainda em comemoração à data, haverá uma missa especial presidida pelo arcebispo Dom Jaime Spengler e concelebrada pelo pároco, o padre Rogério Luís Flôres, às 10h.
Para março do ano que vem, quando a cidade completa 250 anos, a Catedral planeja apresentar à comunidade a riqueza cultural abrigada pela construção histórica. Uma das ideias discutidas é a oferta regular de visitas guiadas pelos ambientes do templo.
Em GZH, os leitores podem fazer um tour virtual pelos diferentes espaços do edifício: o vídeo e as fotos passam por recantos desconhecidos da população e até de parte dos fiéis, como as torres que abrigam os sinos, a cripta, que hoje é usada como salão nobre, e o jardim.