Neste sábado, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, um dos locais mais simbólicos e bonitos da Capital, completa cem anos desde o lançamento da pedra fundamental. Para marcar o centenário, a Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho preparou uma série de conteúdos.
A reportagem de Bibiana Dihl e Mateus Bruxel, que ilustra a capa desta edição, conta a trajetória de construção do templo, histórias de fé de seus frequentadores, além de mostrar locais e detalhes arquitetônicos desconhecidos da maioria da população.
Bibiana e Bruxel relatam para nós o que significou para eles mergulhar nessa linda, porém cheia de percalços, história de construção da Catedral:
Bibiana – Estar dentro dela nos faz perceber a grandiosidade da obra e a riqueza de elementos que a compõem. Ainda hoje ela se destaca em meio aos prédios do Centro, e a cúpula que atinge 65 metros de altura é um charme à parte. É uma das riquezas desconhecidas de parte dos porto-alegrenses, mas que, felizmente, pode ser facilmente acessada por quem caminha pelas ruas da cidade.
Bruxel – Já havia produzido diversas reportagens na Catedral, mas nessa acabei acessando espaços que ainda não conhecia, em busca de outros ângulos, detalhes arquitetônicos e históricos. Às vezes, a gente tem a impressão de que é preciso viajar para descobrir lugares novos e deixa de observar e se surpreender com o que está perto. A Catedral é um local impregnado de histórias, da cripta até as torres que guardam os sinos.
Além da reportagem, que está nas páginas 26 e 27, o assinante pode fazer um passeio virtual por todo o templo. O vídeo, que tem a edição de Bruna Ayres, pode ser visto acessando-se o site e o aplicativo de GZH.