Vitimado por um incêndio de grandes proporções na noite de quarta-feira (14), o prédio que amanheceu em ruínas nesta quinta-feira (15) pouco lembrava as instalações onde funcionava o cérebro das decisões estratégicas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul. As chamas tiveram início em uma sala do quarto andar do prédio, localizado na Rua Voluntários da Pátria, na região central de Porto Alegre, pouco depois das 21h30min, e precisaram de menos de duas horas para levar abaixo grande parte da estrutura.
O fogo foi controlado no fim da madrugada, e em meio ao esforço para combater as chamas noite adentro, dois dos bombeiros envolvidos na ação desapareceram – o tenente Deroci de Almeida da Costa e o sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós.
No começo da tarde, nem a chuva fraca afastava a fumaça consistente e de cheiro forte. O imóvel público que abriga as sedes administrativas dos principais órgãos vinculados da segurança – e chama a atenção daqueles que acessam Porto Alegre pela Avenida Castelo Branco – está desmoronando pelo miolo. Imagens aéreas revelam que no oitavo andar, onde fica o gabinete do vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Viera Júnior, restou preservada uma fileira de cadeiras vermelhas. O resto é escombro.