Depois de brotar misteriosamente no Centro de Porto Alegre, as estátuas de cinco heróis pouco conhecidos e de uma criatura bizarra com braços disformes e semblante raivoso apareceram na cidade de Alvorada. Intitulada “Os Super Heróis contra o Covid-19”, a exposição do roteirista de quadrinhos e cineasta Luciano Moucks ocorre na frente do Ginásio Municipal Tancredo Neves, onde ocorre vacinação contra o coronavírus.
Em abril, as peças em tamanho real foram instaladas sem autorização na Praça Brigadeiro Sampaio, entre a Rua dos Andradas e a Avenida Presidente João Goulart, o que levou a prefeitura a solicitar a retirada delas. Já na cidade da Região Metropolitana, a intervenção foi autorizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. As estátuas foram colocadas perto de uma pracinha infantil.
— Achei interessante por falar da covid e ainda ser mais um brinquedo para as crianças se divertirem — opina a cuidadora Jéssica Pereira da Costa, 27 anos.
As estátuas são feitas de ferro, cimento e poxilina, representando super-heróis criados por Moucks para homenagear cidades gaúchas. O Super Tinga, o herói da Restinga, representa a cidade de Porto Alegre, Abelha Girl, de Balneário Pinhal, Quatro Ases, de Alvorada, Fúria, da cidade de Gramado, e a PomPom, de Canela.
Moucks tem a intenção de levar a exposição para todas essas cidades até 2022. O artista está trabalhando para confeccionar novas peças dos heróis e do monstrengo para continuar seu projeto.
— As estátuas que colocamos em Porto Alegre foram todas compradas por pessoas que, como eu, amam quadrinhos de super-heróis — diz ele.
A exposição ainda não tem data para deixar Alvorada e ir para as outras cidades da Serra e Litoral Norte.
* Colaborou Anselmo Cunha