O acesso para a fila no posto de saúde IAPI foi interrompido em razão da grande demanda por vacinas contra a covid-19 no início da tarde desta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi. Por volta das 13h, as últimas senhas foram entregues a profissionais da Educação Infantil de escolas privadas que estão sendo vacinados neste dia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os professores que não conseguiram se vacinar devem procurar o posto de saúde Modelo ou aguardar até sexta-feira (4) para se imunizar em 12 pontos de vacinação. De acordo com a gerente distrital responsável pelo centro de saúde IAPI, Silvia Casagrande, todos os que receberam ficha serão imunizados.
— A gente tinha cerca de 1,8 mil pessoas na fila. Algumas desistiram, já que a fila é longa. Temos vacinas, mas distribuímos as fichas para evitar transtornos — disse.
Esta quinta-feira é o primeiro dia de vacinação dos professores e profissionais de Educação Infantil de escolas particulares. A prefeitura de Porto Alegre informou no início desta tarde que o Modelo também está vacinando esse grupo de profissionais, sem distinção por letra inicial do nome. No início da manhã, a vacinação no posto IAPI era para pessoas com o nome comendo pelas letras A a L. No posto Modelo, vacinavam-se pessoas entre M e Z.
Secretária de uma escola de Porto Alegre, Bianca Marques Taiane, 43 anos, aguardou cinco horas na fila. Ela e as amigas levaram cadeiras de praia para aguardar.
— A gente veio preparada. Trouxemos cadeira e bergamota porque imaginávamos que seria grande a fila. Foram cinco horas. Mas valeu a pena. Estamos voltando para casa vacinadas —comemorou.