Depois de ter vacinado os motoristas do transporte escolar municipal junto com os profissionais da educação, a prefeitura de Viamão, na Região Metropolitana, dá seguimento à imunização de trabalhadores do transporte nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi. Os motoristas, cobradores e funcionários da fiscalização, manutenção e administração estão recebendo doses do imunizante contra a covid-19 após agendamento prévio.
Em torno de 750 pessoas devem ser vacinadas ao longo do dia. A maior parte é de funcionários da Empresa Viamão de Transporte Coletivo, única prestadora do serviço de transporte coletivo municipal na cidade. As doses estão sendo aplicadas na sede da empresa até as 17h.
O motorista Rodrigo da Silva de Souza, 36, estava na expectativa para se vacinar e ter maior segurança para si e para familiares:
— A gente está mais tranquilo agora, porque é mais segurança para nós e para nossa família. A gente estava louco para chegar esse momento. Meus pais tiveram covid no ano passado, e todo mundo na família ficou com medo de pegar, de não poder socorrer um ao outro. Agora estamos um pouco mais tranquilos, mas só estaremos 100% quando estiver todo mundo vacinado.
Para o cobrador Alexandre Stefani, 45 anos, a imunização era aguardada por toda a categoria:
— É o que a gente esperava. A gente precisa disso, lida com o povo dia e noite, dia e noite. Era para sermos os primeiros, mas recebendo agora já está bom. Vacinado, a gente consegue se prevenir mais ainda e cuida para não levar para casa.
Bruno Monteiro Reis, 20 anos, que trabalha como jovem aprendiz, também conseguiu se vacinar:
— Momento muito esperado. Muito feliz. Agora só esperar a segunda dose. É fundamental para os trabalhadores desse setor, que têm contato com muita gente, com público, com dinheiro.
Além deles, motoristas de vans e ônibus escolares privados e também de empresas de turismo estão sendo vacinados no Centro de Especialidades, localizado na parada 44. Somente são imunizados os funcionários de empresas cadastradas junto à prefeitura. No local, a aplicação das doses deve seguir até o começo da tarde, já que há um número menor de pessoas.
Na próxima etapa de vacinação de trabalhadores de transporte, serão incluídos os caminhoneiros, que também estão sendo cadastrados. A data, no entanto, ainda não foi definida.
Outros públicos
Na sexta-feira (4), a imunização será retomada para outros grupos em nove unidades de saúde, das 8h às 17h: Centro, Vila Elsa, Águas Claras, Itapuã, Esmeralda, São Lucas, São Tomé, Santa Isabel e Augusta Meneghini. A novidade é que será autorizada a imunização de pessoas a partir dos 59 anos.
Além disso, podem receber as doses as pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente e Síndrome de Down com 18 anos ou mais, idosos e população em situação de rua. A segunda dose será aplicada em todos que completaram o prazo da vacina de Oxford/AstraZeneca. A prefeitura pede que, quem puder, leve um 1kg de alimento no ato da imunização.