A prefeitura de Porto Alegre prevê uma grande mudança em importantes pontos do Centro Histórico a partir do mês de julho. O edital para escolha da empresa que fará a revitalização do calçadão das ruas dos Andradas e Uruguai e a urbanização do chamado Quadrilátero Central — que engloba vias como Floriano Peixoto, Otávio Rocha e Doutor Flores — foi publicado na terça-feira (8) pelo Executivo.
As obram devem ser concluídas em até 12 meses após o início das intervenções e fazem parte do Programa Orla POA. O investimento previsto é de R$ 12,7 milhões, financiado com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira (9), o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, falou dos planos do atual governo para revitalizar e trazer mais vida à área central da Capital.
— O Centro é um lugar potencialmente muito bonito, porém mal-cuidado — disse o secretário, citando problemas como pichações, cartazes e depredações na região.
Na entrevista, Schirmer citou os diferentes projetos que a prefeitura tem desenvolvido para revitalizar o Centro Histórico, como a reforma da Fonte Talavera, em frente ao Paço Municipal, e as pinturas feitas por Grêmio e Inter no Viaduto da Conceição. Conforme ele, um dos desafios é atrair turistas e fazer com que o bairro siga pulsante à noite, em feriados e também aos fins de semana.
— Pretendemos trazer um novo ambiente e qualificação para as vias do Centro Histórico. O Quadrilátero Central, a Andradas e a Rua Uruguai são um grande acréscimo ao projeto de recuperação do bairro — disse o secretário na terça-feira, após o anúncio do edital.
O que irá mudar na região:
Segundo a prefeitura, o projeto prevê a ampliação de calçadas — permitindo maior circulação de pedestres —, assim como qualificação de travessias, reduzindo barreiras de acessibilidade e melhorando a pavimentação em geral. A implantação de novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras), melhorias na iluminação pública e a ampliação do sistema de videomonitoramento também serão feitas.
Revitalização:
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua General Câmara e a Rua Marechal Floriano Peixoto: reforma completa do calçadão de pedestres.
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento histórico da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Uruguai - trecho entre a Rua dos Andradas e a Rua Sete de Setembro: reforma completa do calçadão de pedestres.
Urbanização
- Rua Voluntários da Pátria - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento do corredor de ônibus, reforma completa dos passeios.
- Rua Otávio Rocha - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento da via, reforma completa dos passeios e qualificação do canteiro central.
- Rua General Vitorino - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Doutor Flores - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Vigário José Inácio - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios e do calçadão de pedestres.
- Rua Marechal Floriano Peixoto - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Otávio Rocha: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Avenida Borges de Medeiros - trecho entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Sete de Setembro: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios, qualificação do canteiro central e da Esquina Democrática.