Foi entregue revitalizada, na manhã desta segunda-feira (24), a Fonte Talavera de la Reina, em frente ao Paço Municipal, em Porto Alegre.
Na solenidade, que teve início por volta das 10h e durou pouco mais de meia-hora, autoridades discursaram sobre a importância do monumento e da reforma para a Capital, especialmente para o Centro Histórico.
Participaram da cerimônia autoridades como o prefeito Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes, além da Secretária de Parcerias, Ana Pellini, o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, o secretário da Cultura, Gunter Axt, e o Secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipe Garcia.
Primeira medida determinada por Melo na reunião de estreia com o secretariado, em janeiro, a reforma, que começou em 9 de março, foi bancada pelos parceiros Melnick e Zaffari.
Foram substituídas as pedras portuguesas brancas e pretas e os 2,8 mil ladrilhos hidráulicos mais danificados. Também houve mudança do gradil, agora mais baixo. O monumento ainda recebeu capina e um novo projeto paisagístico. Um novo sistema de irrigação, automático, foi instalado.
A obra foi comandada pela Secretaria de Parcerias. Segundo Ana Pellini, secretária da pasta, a entrega do monumento marca o início de uma série de ações na Capital, como pintura do Mercado Público e mudanças no muro da Mauá.
— Sem dúvidas é um marco para a transformação da cidade, especialmente do Centro Histórico, que é lindo como a fonte, mas está mal cuidado como ela estava. Essa revitalização é um símbolo, com ela queremos mostrar nosso amor por Porto Alegre, mostrar que temos vontade de melhorar. Aos poucos vamos fazendo essas ações e trazendo um astral legal para a cidade — afirmou.
Na opinião da secretária, é simbólico o fato de a obra, doada pelos espanhóis em 1935, ter recebido melhorias por parte da iniciativa privada.
— A fonte foi um presente, uma doação durante o centenário da Revolução Farroupilha. Estamos querendo estimular que os porto-alegrenses doem, adotem, nos ajudem a cuidar de praças, espaços públicos e monumentos.
A cerimônia desta segunda-feira também foi marcada por um protesto de habitantes da Região das Ilhas, que estão acampados ao lado do Paço Municipal. Eles seguraram cartazes reivindicando moradia enquanto as autoridades discursavam. A manifestação foi pacífica.
História da Fonte
A Fonte Talavera de la Reina foi um presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. O monumento foi criado pelo ceramista talaverano Juan Ruiz de Luna, no ano de 1855. Tombada como patrimônio do município em 1979, em 2000, passou pelo primeiro processo de restauração, com pintura e recuperação de partes quebradas. Em 2005, após um movimento de protesto de carroceiros, a cuba superior do chafariz foi danificada. A revitalização começou em 2007 e foi concluída em 2008, até então última recuperação feita na Fonte.