Uma árvore de grande porte caiu em cima do portão de um condomínio no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, e bloqueou o acesso dos moradores. A planta tem entre 10 e 15 metros de altura e tombou por volta das 18h de sábado (26), quando a Capital registrou uma forte chuva. Desde então, ninguém entra e ninguém sai do local.
A árvore batia no quinto andar do prédio de seis, localizado na Avenida Lageado. Ao cair, quebrou vidros, protetores de ar-condicionado e ficou em cima de todo o portão, limitando a passagem à porta de entrada do condomínio e às duas garagens. Os carros também não conseguem passar.
- Alguns moradores tiveram que procurar onde dormir porque não puderam entrar. E quem está aqui dentro não pode sair. A gente está preso - diz uma moradora que não quis se identificar.
O Corpo de Bombeiros foi acionado logo após a árvore tombar, mas não conseguiu retirá-la naquele momento. De acordo com o primeiro tenente Rafael Vieira Cabral, é necessário um caminhão cesto para podar e ir "fatiando" a planta, até que o portão seja liberado.
- É uma árvore muito grande. Ela escorou na parede e sobre as grades do condomínio. Devido à chuva, e por ser à noite, não consegui visualizar o risco que a árvore oferece. E como não conseguimos caminhão cesto que pudesse levar um bombeiro até a altura da árvore e ir cortando ela, a única alternativa que teríamos seria colocar um bombeiro pendurado na árvore. Só que como há risco com a chuva e por ser à noite, temos que preservar a integridade física do bombeiro - disse ele.
Um veículo desse tipo foi conseguido junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM) e a poda da árvore deve acontecer na primeira hora da manhã deste domingo (27).
Segundo a moradora, já havia sido feito um registro na prefeitura pedindo solução para a árvore, que, em suas palavras, já estava "condenada" e pendendo em direção ao prédio.