A interdição de um dos equipamentos mais importantes na ligação do centro à zona sul de Porto Alegre completará um ano na segunda-feira (10). As obras de recuperação estrutural do Viaduto dos Açorianos, na Avenida Borges de Medeiros, começaram no final de fevereiro e estão 30% concluídas.
Já foram realizados os serviços de limpeza, escavação, demolições de viga e de uma laje, montagem de armaduras, escoramento e reforço estrutural da viga transversal do encontro sul — as estruturas de transição entre o terreno natural e o viaduto em si são chamadas de encontro.
No momento, a DW Engenharia, responsável pela obra, executa o reforço estrutural da viga transversal do encontro sul e a recomposição de solo no local onde houve escavação para apoio da laje de transição, que vai nivelar a entrada do viaduto.
Também já foram instalados os apoios para a realização do macaqueamento do viaduto. Essa será a parte que mais deve chamar atenção na obra: com macacos hidráulicos, a estrutura vai ser levantada uns centímetros para troca dos aparelhos de apoio.
O projeto estrutural, realizado pela Finger & Sommer no ano passado, revelou um quadro patológico bastante crítico, onde as peças estruturais principais apresentam-se rompidas e deformadas, comprometendo a estabilidade, a segurança e a funcionalidade do viaduto.
O projeto foi elaborado pela empresa entre maio e julho do ano passado. Com o resultado em mãos, a prefeitura lançou um edital para a execução das obras quatro meses depois, em novembro, mas não teve interessados. Ele foi relançado no dia 28 de dezembro, e a assinatura do contrato ocorreu no dia 11 de fevereiro.
— Esta é a maior obra dos 47 anos de história do viaduto. Quando assumimos, este que é um dos principais acessos ao Centro, estava interditado há meses. De lá para cá, contratamos a empresa, demos ordem de início a obra, e concluímos praticamente um terço dos serviços — destaca o secretário de Obras e Infraestrutura (Smoi), Pablo Mendes Ribeiro.
Construído em 1973, o Viaduto dos Açorianos tem 202 metros de comprimento. O investimento é de R$ 1,33 milhão, com verbas do Tesouro Municipal. A obra que atualmente envolve um efetivo de 15 operários, segue o cronograma apresentado e tem prazo de conclusão para agosto de 2021.
Manutenção de pontes e viadutos
A secretaria apresentou recentemente um Plano de Gestão e Manutenção de pontes, viadutos e passarelas do município. O plano de ação contempla 35 inspeções por ano, totalizando as 140 obras de artes existentes em Porto Alegre. As vistorias seguirão os fundamentos da NBR 9452.
Além do plano de inspeções, estão programadas as contratações de projetos de recuperação estrutural de 10 pontes do município. Após elaboração dos projetos será possível licitar e executar obras semelhantes às que ocorrem no Viaduto dos Açorianos.