Um grupo de cerca de 40 recicladores autônomos faz um protesto na manhã desta quarta-feira (7) em frente à sede da Cootravipa, na Rua Conselheiro Travassos, no bairro Floresta, na zona norte de Porto Alegre.
O grupo alega que está tendo materiais reciclados apreendidos, além de ter veículos multados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
— Minha Kombi foi multada em R$ 1.440, e os funcionários da Cootravipa recolheram tudo o que eu tinha coletado em um dia de trabalho. Eles dizem que sujamos a cidade — diz o reciclador Jocemar Pinheiro da Silveira, 30 anos.
A Guarda Municipal e a Brigada Militar estiveram no local acompanhando o protesto. Duas Kombis bloqueavam a saída dos caminhões da Cootravipa, e faixas foram estendidas nos veículos com dizeres como "Prefeito Melo, precisamos trabalhar".
Após negociação, os manifestantes decidiram desbloquear a passagem dos caminhões e seguiram para a sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Uma reunião deve ser realizada no local.
GZH fez contato com a SMSUrb, que informou estar se integrando a situação e que deve emitir uma nota de esclarecimento ainda nesta manhã.