O final do primeiro dia de vacinação de pessoas com 61 anos ou mais para a covid-19 teve longas filas em Porto Alegre. No Centro de Saúde IAPI, na zona norte da cidade, por volta das 16h, mais de 150 pessoas estavam enfileiradas em volta do prédio. Um funcionário do posto distribuiu fichas, e aquelas pessoas que não receberam a numeração, não puderam ser imunizadas.
A aposentada Jussara Scheidt, de 61 anos, ficou frustrada por não ter conseguido a imunização. Ela chegou ao local por volta das 16h30min, quando as fichas já haviam acabado.
— Eu acho que faltou uma orientação. Porque se o posto fecha às 17h, a gente não tem como calcular quando vão distribuir as fichas — lamentou ela.
O último a receber a ficha foi o porteiro Jorge Souza, de 61 anos. Ele contou com a sorte para conseguir o bilhete que permitiu a imunização hoje.
— Quando eu cheguei, uma pessoa desistiu e me deu o papelzinho. Eu saí mais cedo do trabalho só para isso, então estou feliz — complementou.
Em outros locais de Porto Alegre, também houve longas filas e demora para acesso aos pontos de vacinação. Na zona leste da Capital, a fila para ingressar no drive-thru do estacionamento da PUCRS tinha mais de 100 veículos na Avenida Ipiranga. Por volta das 16h15min, a EPTC orientou veículos a não entrarem mais na fila por conta do horário avançado. Na avenida Sertório, o drive-yhru de imunização também teve grande movimento.