Iniciou-se na segunda-feira (26) mais uma etapa da implantação da nova adutora de reforço de sucção da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto, na zona norte de Porto Alegre. A SJF Engenharia Ltda, empresa contratada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), deu início aos serviços preliminares de sinalização e corte do asfalto.
Na terça-feira (27), seriam iniciadas as escavações da via e o assentamento dos tubos. Cerca de 130 metros de tubulação de 900 milímetros de diâmetro serão implantados na Rua Ouro Preto, entre a Avenida Sertório e Rua Pedro Lessa, no bairro Jardim Floresta.
Para a ação, o Dmae conta com o auxílio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no bloqueio das vias.
Com o objetivo de melhorar o abastecimento a pelo menos 329 mil pessoas nas zonas norte e nordeste da Capital, a obra terá um investimento de R$ 18,9 milhões, financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), informa o site da prefeitura de Porto Alegre.
Trânsito
A EPTC informa que haverá desvio em razão do bloqueio na Rua Ouro Preto, entre a Avenida Sertório e a Rua Pedro Lessa. Os motoristas que desejarem cruzar a Sertório para seguir em direção ao Centro devem optar pela Avenida Panamericana.
No transporte público, a linha B09 foi alterada no sentido Iguatemi/Aeroporto ainda na segunda-feira. Ao se aproximar da Rua Ouro Preto, a linha seguirá pela Pedro Lessa, Irmão Augusto, Guadalupe até a Panamericana, para cruzar a Sertório em direção ao aeroporto.
Na Avenida Sertório, no sentido Centro-Bairro, entre a Rua Paquetá e a Rua Ouro Preto, o fluxo de veículos está compartilhado com os coletivos no corredor de ônibus.