Criminosos roubaram cabos e deixaram moradores sem luz na Rua Jacinto Gomes e arredores, no bairro Santana, em Porto Alegre, na madrugada desta quarta-feira (24). O abastecimento ficou interrompido por mais de cinco horas.
Conforme testemunhas, às 2h55min foi ouvido um estouro junto à fiação, na esquina com a Travessa Miranda e Castro, próximo da Jerônimo de Ornelas. Em seguida, pelos menos seis homens foram vistos fugindo com os cabos.
Carlos Spinelli, 64 anos, chegou ao mercado do qual é proprietário às 7h e precisou atender os primeiros clientes no escuro.
— Vieram poucos. Mas tive que atender sem luz. Isso afeta as vendas — contou.
A CEEE foi acionada e chegou a bloquear a rua para realização do serviço. De acordo com os funcionários da empresa, 90 metros de cabos foram levados. A concessionária afirmou que 307 clientes ficaram sem luz até as 8h21min, quando o conserto foi concluído.
Conforme a CEEE, houve outros dois casos semelhantes em Porto Alegre, em regiões próximas. Além do atendimento na Jacinto Gomes, há falta de luz devido a roubo de cabos na Gomes Jardim (70 clientes) e na Jerônimo de Ornellas (22 clientes). Equipes estão em atendimento pra reconstruir as redes, e a previsão é de que a energia retorno ainda durante a manhã.
O detalhe é que há menos de uma semana, na última sexta-feira (19), no mesmo bairro, cabos foram roubados na Avenida Venâncio Aires, junto ao HPS, e pegaram fogo. A mesma região afetada nesta quarta-feira ficou sem luz e internet por alguns dias — cabos ainda estão espalhados junto da calçada.