A Guarda Municipal interditou três locais por aglomeração entre a noite de sexta-feira (12) e a madrugada deste sábado (13) em Porto Alegre. O motivo foi o descumprimento do decreto municipal com regras para evitar o contágio pelo coronavírus.
Após receber denúncia, os agentes encerraram uma festa com 800 pessoas que ocorria na Avenida Eduardo Prado, na zona sul da Capital. A fiscalização chegou ao local por volta das 3h15min deste sábado. A casa de shows onde acontecia a festa foi interditada.
Outros dois estabelecimentos com música ao vivo na Cidade Baixa foram fechados. Cada um deles tinha 150 pessoas. As interdições ocorreram após fiscalização conjunta da Guarda Municipal, Brigada Militar e EPTC.
— Em relação aos finais de semana anteriores, as denúncias foram muito reduzidas. O trabalho preventivo surtiu efeito. Também contribuíram a chuva e o movimento para o Litoral — avalia o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.
Os agentes ainda precisaram dispersar o público aglomerado na Rua Coronel Fernando Machado, no Centro Histórico. Não houve estimativa de público no local.
A prefeitura de Porto Alegre garante que tem capacidade para fiscalizar todos os pontos tradicionais em que ocorrem festas na cidade para evitar aglomerações durante o feriado de Carnaval. Os eventos estão proibidos no Rio Grande do Sul.
Na Capital, denúncias de aglomeração podem ser feitas pelos telefones 156 e 153.