A chuva intensa que caiu na tarde de terça-feira (2) sobre boa parte do Rio Grande do Sul foi acompanhada de vento forte em uma faixa da região metropolitana de Porto Alegre que abrange as cidades de Alvorada e Viamão. Ainda na manhã desta quarta (3), as Defesas Civis municipais contabilizavam os estragos e o que foi necessário fazer para ajudar os atingidos.
Em Viamão, cerca de 40 casas foram parcialmente destelhadas, principalmente no bairro Jardim Estalagem, nas proximidades da RS-118. As residências já estão com lonas e algumas já foram reparadas. Ninguém precisou sair de casa na cidade.
A prefeitura faz a limpeza de bocas de lobo, que não deram conta da vazão da água da chuva. Alagamentos foram registrados nos pontos mais baixos da região, mas a água já escoou.
Em Alvorada, a Defesa Civil precisou cortar pedaços de árvores que caíram. Também foram registrados três destelhamentos parciais em residências. O trabalho para desobstruir as ruas prossegue durante esta quarta-feira.
Na RS-118, em Viamão, a pista chegou a ficar bloqueada no final da tarde, por árvores de grande porte caídas. A rodovia já foi liberada.
A previsão é de mais chuva intensa para esta quarta-feira no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil emitiu um alerta de temporal. Há risco de transtornos como deslizamentos de terra, queda de árvores, alagamentos e até queda de granizo.