Criado em 2021, no primeiro mandato, o programa Mais Comunidade é a aposta do prefeito Sebastião Melo para melhorar os serviços de zeladoria em Porto Alegre, um ponto fraco na sua primeira gestão.
Neste fim de semana, o bairro escolhido foi o Guaraujá, na Zona Sul, onde o prefeito chegou acompanhado da primeira-dama, Valéria Leopoldino, de secretários, técnicos, vereadores e conselheiros do Orçamento Participativo.
Em uma espécie de mutirão, foram executados serviços de limpeza, pintura, capina, poda, roçada, tapa-buracos, recolhimento de fios soltos e fiscalização.
Cerca de 60 garis atuaram com o auxílio de três caminhões em um grande mutirão de capina e roçada. O programa Linda Orla Limpa, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realizou atividade de educação ambiental sobre o descarte de resíduos recicláveis na praia do Guarujá.
O secretário de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, informou que as equipes vão permanecer trabalhando no bairro durante duas semanas:
— Estamos integrando os serviços de várias secretarias. Pretendemos estender esta ação para os demais bairros, promovendo um impacto inicial, para depois podermos manter a zeladoria.
Melo tem dito que não basta a prefeitura limpar. Que, se queremos uma cidade limpa, a população precisa entender que não pode sujar.
— O objetivo do programa é ouvir as comunidades e encaminhar soluções. Nesta ação no Guarujá, estamos trazendo serviços integrados da prefeitura, mas também conversamos com as pessoas para melhorar as condições do bairro e estabelecer uma parceria com os moradores para o cuidado e a conservação dos espaços públicos — disse o secretário de Governança, Cassio Trogildo, coordenador do programa que já visitou 110 localidades em quatro anos.