Depois de um edital sem interessados, em novembro, a prefeitura de Porto Alegre abriu nesta sexta-feira (29) a proposta da DW Engenharia Ltda para a revitalização do Viaduto dos Açorianos. O valor estipulado pela empresa para a realização da obra foi de R$ 1.330.427,99, abaixo dos R$ 1.471.692,56 definido no edital pelo poder público. A construtora foi declarada vencedora e o resultado será publicado no Diário Oficial do município na segunda-feira.
Interditado desde maio, o viaduto deve passar pela maior reforma desde que começou a operar, em 1973. As intervenções consistem na recuperação estrutural de pilares e vigas dos encontros, tratamento de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central e lajes de transição.
Aparelhos de apoio, juntas de dilatação e drenos de escoamento de água serão substituídos, além do tratamento da armadura e do concreto, limpeza e pintura, entre outros reparos.
A interdição da obra foi determinada pelo então prefeito Nelson Marchezan em razão de graves anomalias na estrutura de transição entre o terreno natural e o viaduto em si, parte chamada de encontro. Entre os problemas detectados, estão o rompimento de vigas nos apoios dos dois encontros e da junta de dilatação, o esgotamento da vida útil dos aparelhos de apoio e o entupimento dos drenos. O problema estrutural está na extremidade sul.
Em novembro, foi lançado edital de licitação para contratação dos serviços, mas não houve interessados. O edital foi relançado pela prefeitura de Porto Alegre em 28 de dezembro.