Pessoas com 60 anos ou mais e estudantes voltaram a ter o cartão TRI bloqueado nos horários de pico nos ônibus de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (6). A regra já constava no decreto publicado pela prefeitura na última segunda-feira (4).
A mudança só passou a valer nesta quarta, pois, conforme a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), foi necessária a alteração no sistema para reprogramar os validadores. E muitos idosos foram surpreendidos com a medida.
O bloqueio ocorre entre 6h e 9h e das 16h às 19h. Nestes horários, idosos e estudantes não podem usar o cartão TRI nos ônibus. O bloqueio ocorre por tempo indeterminado e tem como intenção diminuir a circulação de pessoas nos horários de maior movimento.
As exceções são idosos que trabalham em atividades essenciais, residentes, estagiários, aprendizes e estudantes das áreas da saúde e educação que podem continuar utilizando o cartão em todos os horários. Usuários que já solicitaram o desbloqueio para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no ano anterior seguem com a liberação de uso.
Desbloqueio
Quem ainda quiser fazer o desbloqueio deve mandar e-mail para triidoso@eptc.prefpoa.com.br e triescolar@eptc.prefpoa.com.br. Estudantes devem anexar comprovante da atividade curricular obrigatória e idosos cópia do último contracheque.