O novo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), reuniu-se com todo o secretariado no Salão Nobre do Paço Municipal neste sábado (2). Na pauta do primeiro encontro de trabalho, temas como combate à corrupção, transparência e finanças. O encontro começou às 10h e tinha previsão de término para as 13h, mas acabou se estendendo até as 14h30min.
Antes de as discussões começarem, Melo abriu a porta que conecta seu gabinete ao do vice-prefeito, Ricardo Gomes (DEM), em um gesto para simbolizar transparência e disponibilidade para o diálogo, garantindo que a via de passagem não permanecerá mais trancada.
Os titulares das pastas e demais gestores assinaram um termo de compliance, expressando o comprometimento com a ética e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos para qualificar a prestação de serviços aos cidadãos durante o mandato, até o final de 2024.
Compliance deriva do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com determinada orientação ou regra. O conceito, implementado primeiramente na iniciativa privada, resume o propósito de atuar em conformidade com a lei e as normas dos órgãos regulatórios. Colaboradores das organizações devem seguir o que é repassado pela direção nessa linha.
“Nós, integrantes da Administração Municipal de Porto Alegre, empenhados no propósito de construir uma cidade melhor, na qual os porto-alegrenses possam prosperar e buscar para si uma vida melhor, firmamos pelo mais célere compromisso com a efetivação dos mais elevados princípios morais no trato com a coisa pública”, lê-se no termo apresentado a secretários, secretários-adjuntos, diretores-presidentes de autarquias, fundação municipal e empresas públicas (confira a íntegra abaixo). “Nós acreditamos no exercício da Administração Pública a serviço do bem comum, e que esta missão exige dos agentes públicos honestidade, transparência, ética, comprometimento e boa-fé, visando a excelência no serviço público a ser prestado ao cidadão”, diz o texto.
As medidas para enfrentar a pandemia começaram a ser debatidas para a produção do decreto inicial desta administração, sob responsabilidade da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento do Coronavírus. A intenção é publicar o documento no início da próxima semana.
— Precisamos estabelecer um debate sem ideologia sobre a pandemia, com foco no equilíbrio entre saúde pública e a economia da nossa cidade — afirmou Melo.
O prefeito também destacou como prioridade o foco nos serviços referentes a zeladoria, dizendo que será "implacável no cuidado com a cidade".
Depois de um lanche rápido no Mercado Público, Melo visitará, nesta tarde, moradores do bairro Mario Quintana, na zona norte da Capital, para determinar a execução de serviços emergenciais básicos, como a instalação de um pontilhão, a limpeza de arroio e bocas de lobo e a poda de árvores.