O aparecimento de bancos de areia voltou a chamar atenção para o baixo nível do Guaíba, que, nesta segunda-feira (4), chegou a 24 centímetros nas medições no Cais Mauá (o normal é entre 60 e 140 centímetros). Caminhando sobre um deles, o pescador Rodrigo Pereira da Silva, 37 anos, se admirou:
— Tá muito seco.
Isso ocorre por influência do vento nordeste na costa gaúcha e pela falta de chuvas, conforme o hidrólogo da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Lucas Giacomelli. Pode ocorrer em qualquer época do ano, porém no verão é mais comum.
Segundo Giacomelli, o baixo nível pode diminuir a qualidade da água. O Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae) afirmou, via assessoria de imprensa, que não há, no momento, problemas com as captações e que a "qualidade da água tratada segue os parâmetros do Ministério da Saúde".
Entre essa terça-feira (4) e quinta-feira (7), há previsão de chuvas na Região Metropolitana. O maior acumulado previsto para Porto Alegre será na quarta (5), com possibilidade de chover 10 mm. Mas, segundo Giacomelli, as chuvas devem apenas mitigar momentaneamente a baixa disponibilidade hídrica.
— Estamos com um déficit de chuvas muito grande no estado em função dos últimos meses — ressalta, relatando que em dezembro o nível chegou a apenas 12 centímetros.
A Sema mantém, desde o mês passado, em condição hidrológica de alerta, as bacias do Guaíba e também de Camaquã, Santa Maria, Negro, Ibicuí, Butuí-Icamaquã, Piratini, Ijuí, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Passo Fundo, Várzea, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Baixo Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí e Rio Uruguai.
Navegação
Segundo a Capitania Fluvial de Porto Alegre, o nível baixo do Guaíba não oferece restrição à navegação comercial, de passageiros ou de turismo, pois essas embarcações utilizam canais de navegação, registrados nas cartas náuticas, onde as profundidades permitem a navegação com segurança. Mas recomenda que as embarcações que estejam em regiões não cartografadas, principalmente as de esporte ou lazer, redobrem os cuidados com relação às profundidades, justamente em razão desses bancos de areia.