Filha do deputado federal Bibo Nunes (PSL), a segunda suplente de vereadora do MDB, Camila Nunes, de 26 anos, será secretária adjunta de Administração e Patrimônio na prefeitura de Porto Alegre. O acerto foi sacramentado em reunião na tarde desta terça-feira (29).
A indicação de Camila encerra um longo período de negociações entre Bibo e Sebastião Melo (MDB), que teve início logo após a vitória do emedebista no segundo turno da eleição, com direito a momentos de tensão. Por ter apoiado o candidato vitorioso, Bibo esperava que sua filha pudesse assumir uma vaga na Câmara de Vereadores. Para isso, era necessário que dois vereadores titulares emedebistas fossem para o Secretariado, mas apenas um, Cezar Schirmer, tomou esse rumo.
Bibo apoiou a indicação da vereadora Lourdes Sprenger (MDB) para a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, o que abriria vaga na Câmara para Camila, mas Melo preferiu manter no cargo o atual secretário Germano Bremm. Isso retirou as chances de Camila tornar-se vereadora neste momento.
Nos bastidores, a avaliação é de que Melo também não a nomearia titular de uma secretaria por ainda ser jovem e pouco experiente. No último sábado (26), Bibo se reuniu com Melo e afirmou que a filha teria de ser vereadora ou secretária. Como nenhuma hipótese se confirmou, o deputado chegou a alfinetar Melo na segunda-feira (28) ao falar em "reconhecimento", mas um acordo foi possível nesta terça-feira (29). Camila assumirá o cargo de secretária-adjunta na pasta que será comandada pelo advogado André Barbosa, indicação do SD ao governo.
— Ela será a mais jovem. É uma das mais importantes secretarias, vai aprender bastante e está de bom tamanho. O Melo acenou com possibilidades futuras, até o mandato na Câmara ela poderá assumir, mas ficou bem — comemorou Bibo.
Camila é jornalista e tem formação em Direito. Na eleição de 2020, ela fez 2.114 votos. Na Administração e Patrimônio, terá de lidar com temas como a gestão dos servidores municipais, aluguéis públicos e licitações. Melo tem repetido enfaticamente que uma das principais tarefas desta pasta será a venda de patrimônio da prefeitura que hoje está inutilizado, como imóveis de características diversas. O prefeito eleito confirmou a ida de Camila para a secretaria adjunta.
— Convidamos ela, é uma jovem competente. Houve um pouco de resistência, mas me ligaram à tarde dizendo que a Camila aceitava o desafio. Eu expliquei que elegemos um projeto, e um projeto é maior do que uma candidatura. Para a nossa alegria, ela e o Bibo aceitaram — afirmou Melo.