A primeira reunião entre o prefeito eleito da Capital, Sebastião Melo, e o governador Eduardo Leite, no final da manhã desta terça-feira (1º), no Palácio Piratini, abriu canal para ações conjuntas entre as esferas de governo. O futuro ocupante do Paço, acompanhado do vice na chapa, Ricardo Gomes, e do vereador eleito Cezar Schirmer, propôs parcerias em temas que nortearam a campanha eleitoral: saúde, segurança, revitalização do Cais Mauá e regularização fundiária.
Entre os quatro temas, a discussão que mais avançou em termo concretos foi a revitalização do Cais Mauá, de responsabilidade do Estado. Melo levantou a possibilidade de a prefeitura arcar com o custo de obras para que os armazéns, hoje fechados, possam ser utilizados pela população o mais breve possível. Também afirmou que o assunto será acompanhado diretamente pelo gabinete do prefeito, criando uma “linha direta” com o Palácio Piratini.
— Propus ao governador que, enquanto estamos nesta fase de modelagem do sistema que o BNDES está cuidando, eu talvez toparia de a prefeitura fazer algumas reformas nos galpões e usar dentro desses dois anos em atividades econômicas ou culturais da cidade — comenta o prefeito eleito.
Leite acenou positivamente para a possibilidade de parceria, embora tenha descartado passar a liderança do projeto para a prefeitura, como chegou a ser aventado por Melo em entrevistas.
— A área é do Estado, mas podemos pensar em parcerias, sim — disse o governador, ao ser questionado pela reportagem de GZH quando chegava à reunião.
Após o encontro, ele só concedeu entrevista à imprensa oficial do Piratini.
No ano passado, o governo gaúcho rompeu unilateralmente o compromisso que tinha com o consórcio Cais Mauá do Brasil
Na região, o Cais Embarcadero — trecho entre a Usina do Gasômetro e o aramzém A7 do Cais — tem entrega prevista para janeiro. O projeto, realizado em 640 metros da orla, irá oferecer espaços para restaurantes e lancherias, além de quadras esportivas e espaços de convivência.
Saúde e Segurança
Com o aumento das restrições devido ao avanço da pandemia no Estado, Melo afirmou ao governador que defende alinhamento das equipes de saúde municipal e estadual. O prefeito eleito se comprometeu em buscar a Secretaria Estadual da Saúde assim que escolher o secretário da área.
A mesma sintonia foi garantida, de ambos os lados, para a área da segurança pública. Nesse tema, houve espaço no encontro para relatos de Schirmer, responsável pelo tema no governo de José Ivo Sartori. Entre as ações antecipadas por Melo na área, está a criação de uma lei que incentiva doações de empresários para a aquisição de equipamentos para a Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar.
— O empresário poderá destinar 5% dos valores de IPTU e ISS para projetos e qualificação — disse Melo.
Quanto à regularização fundiária, o prefeito eleito sugeriu um programa conjunto entre prefeitura e Estado para a resolução legal da questão junto a famílias que ocupam áreas pertencentes ao Piratini, em especial, ao Instituto de Previdência do Estado (IPE). A questão será tratada futuramente.
Transição e posse
Os encontros entre as equipes do atual e do próximo governo deverão ocorrer a partir dos próximos dias, assim que os nomes que irão compor o primeiro escalão da nova gestão sejam escolhidos. Nenhum nome foi confirmado, mas a tendência é de que Cezar Schirmer coordene os trabalhos.
O formato da posse, em 1º de janeiro, ainda não foi definido.