Com cadeiras espaçadas e orientações sobre cuidados para evitar a disseminação do coronavírus, a estrutura destinada à transmissão de cargo ao prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, já está pronta no Largo Glênio Peres, no centro da Capital. O evento está previsto para as 18h desta sexta-feira (1º).
Entre os cinco maiores municípios gaúchos, apenas Porto Alegre terá cerimônia em espaço aberto, após ato oficial na Câmara de Vereadores. Em Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria, os eleitos em novembro irão assumir os mandatos em eventos fechados, restritos aos vereadores eleitos e a poucos assessores, com veiculação pela internet.
Na Capital, a cerimônia de posse terá início às 15h, no plenário Ana Terra, na Câmara. Sem público, só será permitida a entrada dos 36 vereadores eleitos, além de Melo e do vice, Ricardo Gomes, acompanhados das respectivas esposas. A solenidade será transmitida pela TV Câmara e pelo YouTube.
Mais tarde, às 18h, ocorrerá a transmissão de cargo no Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público, com o Paço Municipal ao fundo. Para receber os 200 convidados, foi montada uma estrutura com toldos brancos, à semelhança do que já havia ocorrido em anos anteriores.
A diferença é que, desta vez, as cadeiras destinadas aos convidados foram dispostas com distanciamento entre si. Além disso, foram instaladas placas com o protocolo sanitário, onde se lê que "o uso de máscara é obrigatório durante todo o evento" e que se deve evitar "cumprimentar com beijos e apertos de mão", entre outras recomendações.
Para quem quiser acompanhar de longe, a cerimônia terá transmissão pelo Facebook e pelo YouTube.