O agravamento da pandemia no final de 2020 transformou as solenidades de posse dos novos prefeitos no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (1º).
Nos cinco maiores municípios gaúchos, os chefes do Executivo eleitos em novembro irão assumir o mandato longe dos eleitores, em eventos fechados, restritos aos vereadores eleitos e a poucos assessores. Estão previstas veiculação pela internet.
Somente em Porto Alegre haverá uma transmissão de cargo em espaço aberto, após ato oficial na Câmara de Vereadores. Confira:
A cerimônia de posse está prevista para as 15h, no plenário Ana Terra, na Câmara de Vereadores. Sem público, será permitida a entrada apenas dos 36 vereadores eleitos, mais o prefeito Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes, acompanhados das respectivas esposas.
A solenidade será transmitida pela TV Câmara e pelo Youtube. Mas tarde, às 18h, ocorre a transmissão de cargo no Largo Glênio Peres. O evento será ao ar livre, com 200 convidados e transmissão pelo Facebook e Youtube.
O prefeito eleito Jairo Jorge e o vice Nedy Marques tomam posse às 10h, no plenário da Câmara de Vereadores. A solenidade será restrita, sem presença de público. Além de Jairo e Nedy, estarão presentes somente os 21 vereadores eleitos.
O evento terá transmissão ao vivo pelo portal da Câmara.
Com cerca de uma hora de duração, a cerimônia está marcada para as 14h, no plenário da Câmara de Vereadores. A presença de público foi vetada. Somente será permitida a entrada dos 23 vereadores, do prefeito eleito Adiló Didomenico e da vice Paula Ioris.
O evento terá transmissão em tempo real pela TV Câmara, pelo Facebook e pelo canal do Legislativo no Youtube.
Fechada ao público, a solenidade de posse no segundo mandato prefeita Paula Mascarenhas e do vice Idemar Barz está marcada para as 17h30min, no saguão da prefeitura. Estarão presentes os eleitos e seus respectivos cônjuges, mais os 30 secretários municipais. O evento terá transmissão ao vivo pelo Facebook.
Antes, às 14h, serão empossados os 21 vereadores. Cada parlamentar ficará em seu gabinete, na Câmara, acompanhado de um assessor. A solenidade será transmitida pela TV Câmara e pelo Facebook.
A posse será restrita aos políticos eleitos, sem presença de público. A cerimônia está marcada para as 16h, no plenário da Câmara de Vereadores. Como o espaço é restrito, será permitida a entrada somente dos 21 vereadores, do prefeito reeleito Jorge Pozzobom e do vice Rodrigo Decimo. Familiares e assessores não terão acesso ao prédio.
A solenidade terá duração de cerca de uma hora e será transmitida pela TV Câmara e pelo canal dol Legislativo no Youtube.