A Operação Papai Noel, responsável por fiscalizar o comércio irregular em Porto Alegre, começa nesta sexta-feira (20) e seguirá até o dia 31 de dezembro. A ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), da Guarda Municipal e da Brigada Militar (BM) irá ocorrer em regiões de concentração de atividade ambulante informal da Capital. Entidades de varejo haviam pedido à prefeitura a antecipação e a intensificação de medidas de fiscalização devido às vendas para a Black Friday e, logo após, para o Natal.
Segundo a prefeitura, a operação visa a coibir a comercialização de produtos ilegais e sem procedência, que colocam em risco a saúde dos consumidores e impactam as atividades do comércio legalizado. Entre os locais que serão fiscalizados estão o Centro Histórico, e as avenidas Assis Brasil, Protásio Alves e Osvaldo Aranha.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), Paulo Roberto Kruse, integrantes da área econômica realizaram uma reunião com a área de segurança da prefeitura para discutir a "urgência" no início da operação.
– Houve crescimento de vendedores ambulantes, vendendo todo tipo de produto. O comércio está realmente fragilizado e precisa deste final de ano para minimizar esses prejuízos – justifica Kruse.
De acordo com a Diretoria de Fiscalização da SMDE, a data de início da operação foi antecipada em relação a 2019, quando a ação começou no mês de dezembro.
Ainda de acordo o presidente do Sindolojas POA, a estimativa é de que a Black Friday supere as vendas do ano passado.
– As empresas estão com grandes estoques em razão do tempo que ficaram fechadas, e isso deve favorecer os preços aos consumidores, tanto em lojas físicas, como online – explica