Entidades de varejo pediram à prefeitura de Porto Alegre antecipação e intensificação de medidas de fiscalização do comércio informal. A ação é tradicionalmente chamada de Operação Papai Noel pela movimentação de compras para o Natal, mas os comerciantes querem que ela já atue agora devido às vendas para a Black Friday, liquidação que ocorre no final de novembro.
Houve já uma reunião com integrantes da área econômica e de segurança da prefeitura, contou à coluna a equipe do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). Segundo o presidente da entidade, Paulo Roberto Kruse, fala, inclusive, em "urgência" na fiscalização.
- A ação deve iniciar imediatamente, já que o momento é de maior vigor na retomada das atividades e que as principais datas para o comércio se aproximam. Na medida em que incentivamos o consumo formal, contribuímos para o processo de recuperação financeira das empresas, o que refletirá na geração de empregos que tanto precisamos pós-pandemia - ressalta Kruse.
Atualização: a Operação Papai Noel começará na sexta-feira (20) e seguirá até o dia 31 de dezembro. A informação foi enviada à coluna pela Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), que acrescentou estar antecipando a data de início em relação a 2019, quando a ação teve início em 9 de dezembro. Até o dia 20, prosseguirá a fiscalização padrão.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.