Os moradores de um dos blocos do loteamento Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre, convivem com o medo e a incerteza da segurança do local onde vivem. Na última sexta-feira (9), os 20 apartamentos do Bloco A foram evacuados por risco de desabamento. Tremores e estalos foram ouvidos durante a noite e os Bombeiros constataram rachaduras.
O prédio que apresentou problemas estruturais tem cinco andares. A construção faz parte do programa Minha Casa Minha Vida e integra o condomínio que custou R$ 128 milhões. A obra foi executada pela construtora mineira Direcional Engenharia. Os apartamentos e casas foram destinados a famílias transferidas da Vila Nazaré, em janeiro, devido a obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho.
A moradora Graziela Muria vive com o marido e os filhos de um mês e de seis anos no último andar da unidade. Além dos problemas na estrutura, ela relata que a porta de alguns apartamentos não está fechando devido à uma possível movimentação da estrutura.
— Além disso, teve um dia que choveu e a cama da minha filha ficou encharcada de água. Estamos passando o dia aqui e dormindo na casa da minha cunhada, que fica aqui perto — comentou.
Segundo o Demhab, o contrato para a obra foi assinado pela Caixa e pela empresa Direcional em 2017. A prefeitura cedeu o terreno, realizou obras de infraestrutura no local e firmou o convênio para a construção das moradias, totalizando 1.280 unidades, entre casas e apartamentos. Cada imóvel possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
Por meio de nota, a construtora disse que "entende a preocupação dos moradores", mas ressalta que não há "absolutamente nenhum problema estrutural na unidade específica" (leia a íntegra ao final do texto). O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está aguardando um laudo integral de todos os blocos do empreendimento. Segundo a pasta, o documento deve ser encaminhado até esta sexta-feira (16). A construtora afirmou que o parecer está em "fase final".
A dona de casa Veridiane Silva Cardoso se mudou para o apartamento em fevereiro com o marido e o filho de sete anos. A família mora no térreo da unidade que apresentou problemas na última sexta. Ela conta que a vizinha de cima não pode lavar o piso pois a água acaba escorrendo para dentro do apartamento através de uma fissura.
— Meu filho pequeno está em pânico com toda essa situação. Ele tem autismo e não consegue dormir durante a noite — relatou a moradora.
A síndica da quadra onde está localizado o prédio, Elisângela Fernandes, relata que procurou o Ministério Público em busca de uma vistoria independente da edificação, que ateste a segurança do local.
Até o momento, 757 famílias já foram transferidas para o local, que tem 1.298 residências. São 25 blocos, com 20 apartamentos no total, além de 98 casas térreas destinadas a idosos com dificuldade de locomoção e a deficientes físicos.
Leia a nota da construtora na íntegra
A Direcional Engenharia tem uma atuação pautada nas melhores práticas de engenharia, na ética e na legislação vigente. A Companhia mantém comunicação permanente com as autoridades e demais agentes para apresentar esclarecimentos, documentações e estudos técnicos necessários.
A Construtora entende a preocupação dos moradores, mas faz questão de ressaltar que não há absolutamente nenhum problema estrutural na unidade específica em que ocorreu a situação que possa colocar em risco a segurança e a estabilidade da edificação. Essa condição já foi certificada, inclusive, por meio de parecer técnico feito por um especialista em estruturas.
O laudo solicitado pelo Demhab já está em fase final e será entregue para este e demais agentes públicos envolvidos no projeto do Loteamento Irmãos Maristas.
A equipe de Assistência Técnica, por meio de posto de atendimento e pelos canais próprios aos moradores, se mantém à disposição para fornecer orientações sobre dúvidas técnicas, de usos, conservação e manutenção de suas unidades.
O que diz a Caixa
Esclarecemos que a CAIXA acionou a construtora Direcional, responsável pela obra, e realizou vistorias no empreendimento. Uma nova vistoria da equipe técnica do banco está prevista para amanhã (16/10).
Informamos ainda que estamos em contato direto com os síndicos, para levantamento das reclamações, e estão sendo programadas reuniões de orientação aos moradores, para o esclarecimento das ocorrências e reparação, pela construtora, de danos de origem construtiva que sejam identificados.