Dois depoimentos de testemunhas no processo de impeachment do prefeito Nelson Marchezan na comissão processante marcados para esta terça-feira (6) foram suspensos. Uma das oitivas era a do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que foi notificado para conceder o depoimento às 16h, mas não se manifestou até a última segunda-feira (5). O outro depoimento adiado é o do deputado Eduardo Luiz Barros Barbosa federal (PSDB-MG), agendado inicialmente para as 14h.
Com a suspensão dessas duas oitivas, apenas o publicitário Fernando Silveira deve ser ouvido pela comissão nesta terça-feira, a partir das 17h. O depoimento de Silveira começou na segunda-feira, mas a sessão foi interrompida em razão de problemas técnicos em alguns dos vídeos das peças publicitária que fazem parte do processo contra o prefeito.
No mesmo dia, as oitivas do secretário de Saúde da Capital, Pablo Stürmer, e da empresária Marta Rossi também foram suspensas. Stürmer não compareceu e a comissão analisa justificativa, e Marta Rossi enfrentou problemas de conexão durante a sessão.
Esta semana marca a retomada do processo de impeachment de Marchezan na Câmara Municipal após uma batalha judicial sobre a validade do trâmite. A comissão pretende ouvir testemunhas de defesa. Para não perder a validade, o julgamento do prefeito em plenário precisa ocorrer até 9 de novembro.
Para ser cassado e perder o mandato, Marchezan precisaria ter 24 votos favoráveis ao seu impedimento entre os 36 vereadores. No centro do processo de impeachment, está o gasto da administração em publicidade em Saúde.
Veja a data das oitivas
- 6/10, às 17h: Fernando Silveira, publicitário
- 8/10, às 10h: Orestes de Andrade Júnior, ex-secretário de Comunicação de Porto Alegre
- 8/10, às 14h: Tarso Boelter, ex-diretor da Câmara de Vereadores de Porto Alegre
- 8/10, às 16h: Maurício Dziedricki, deputado federal (PTB-RS)
- 9/10, às 15h: Samuel Moreira, deputado federal (PSDB-SP)
- 9/10, às 17h: José Fortunati, ex-prefeito de Porto Alegre
- Adiada e sem nova data definida: Marta Rossi, empresária
- Adiada e sem nova data definida: Eduardo Luiz Barros Barbosa, deputado federal (PSDB-MG)
- Adiada e sem nova data definida: Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde
- Indefinida: secretário de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer