Após idas e vindas, uma obra que seria para Copa do Mundo de 2014 saiu do papel. A trincheira da Avenida Cristóvão Colombo, na Zona Norte, foi liberada ao trânsito na manhã desta quinta-feira (8).
Em 2019, o local chegou a ter o trânsito liberado, mas foi bloqueado de novo em abril deste ano para os últimos reparos. A previsão é que todos os serviços sejam completamente concluídos até o final do mês.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, faltavam alguns detalhes.
— Concluímos a alça de acesso Centro-bairro, pintamos com tinta antipichação, colocamos o guarda corpo e arrumamos algumas fissuras. Hoje liberamos o trânsito e até o fim do mês concluímos tudo — explica Gazen.
Moradora da região, a enfermeira Suzete Guimarães, 59 anos, passeava pelo local no momento da liberação e comemorou:
— Eu usava para fazer caminhada. Até que enfim. Aí valorizar bastante o nosso bairro.
Momentos antes da inauguração, as últimas pessoas que utilizavam o espaço para lazer passaram de skate, bicicleta e patinetes.
Foi feita uma pequena cerimônia com integrantes da prefeitura erguendo os cavaletes. Quando os primeiros carros começaram a cruzar a trincheira, às 9h20min, foi possível ouvir um grito de um motorista:
— Até que um dia, hein?
Alguns serviços pendentes, como acabamentos e sinalização, devem ser finalizados até o fim do mês. Quando isso ocorrer, a Rua General Couto de Magalhães e a Rua Marques do Pombal não mais permitirão passagem pela Terceira Perimetral.
Histórico
- O contrato de início da obra foi assinado em 2012, mas os bloqueios e interferências começaram em março de 2013. Os trabalhos só começaram efetivamente após a Copa do Mundo de 2014.
- Em outubro de 2016, com 85% da obra pronta, as empresas responsáveis pelo serviço alegaram dificuldades financeiras e paralisaram as atividades. O local ficou dois anos sem movimentação de operários.
- Em novembro de 2018, a comunidade e empresários da região se mobilizaram. Eles conseguiram material e, com auxílio da prefeitura, concluíram a alça de acesso norte—sul, em maio de 2019, quando o trânsito foi liberado embaixo da terceira perimetral.
- Em 2019, a prefeitura de Porto Alegre realizou uma nova licitação para a conclusão da obra. O consórcio DDS iniciou os trabalhos em março deste ano, com previsão de conclusão em novembro.