Mais de 300 pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Gravataí, na Região Metropolitana. A ação também prendeu três pessoas. O caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), próximo ao km 66.
Durante fiscalização de rotina, policiais abordou uma caminhonete Toyota Hilux com placas de Gravataí. Ao vistoriarem o carro, encontraram diversas gaiolas com pássaros silvestres. Alguns animais estavam escondidos dentro de caixas de leite, em condições inadequadas para transporte.
Ao todo, 335 aves estavam sendo transportadas — 19 morreram. Entre as espécies encontradas, estavam Canários da Terra, andorinhas, gaturamos, Coleiro Baiano, Arara Canindé e até exemplares da ave Papagaio-verdadeiro, uma espécie em extinção.
Dois homens e uma mulher foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de animais. O trio afirmou que transportava as aves de São Paulo para comercializá-las na Região Metropolitana. Os três detidos já tinham antecedentes criminais por tráfico de animais.
As aves foram encaminhadas para o Ibama, que fez o trabalho identificação, e vai realizar o tratamento dos pássaros, antes de definir um novo destino dos animais.