A entrada no sistema de cogestão que permitiu à prefeitura de Porto Alegre flexibilizar as restrições ao comércio e serviços não alterou a média de distanciamento social da população. O acesso ao modelo ocorreu no dia 20 de agosto e, até o dia 2 de setembro, os dados das operadoras de celular indicam que o índice de adesão ao isolamento permaneceu em 42%. É o mesmo percentual encontrado 14 dias antes das mudanças na flexibilização. Os dados estão no site da prefeitura da Capital.
Ainda no mês de julho, o executivo municipal lançou uma campanha que tinha como objetivo atingir a meta diária de 55% de isolamento. Analisando os 14 dias anteriores ao início do acordo de cogestão, os porto-alegrenses não atingiram em nenhum dia a meta. Já com as flexibilizações ocorrendo, a Capital chegou a registrar 59,1% de isolamento no último domingo (30).
Durante os dias úteis, a diferença entre os índices de isolamento social é pequena. Na semana anterior ao início do sistema de cogestão – dos dias 10 a 14 de agosto – a média de adesão foi de 41,1%. Já na semana pós entrada do novo modelo, e com flexibilização das atividades, a média foi de 38,8%.
A prefeitura de Porto Alegre vem permitindo a retomada das atividades de forma gradual. O último decreto, publicado nesta terça-feira (1º), permite o funcionamento do comércio não essencial aos sábados e amplia o horário de restaurantes na cidade.
Com as mudanças, os estabelecimentos comerciais, inclusive em centros comerciais, ficam autorizados a funcionar de segunda a sábado, das 9h às 17h. O comércio em shoppings poderá funcionar nos mesmos dias, das 12h às 20h. O funcionamento aos domingos permanece vedado.