Desde o início da pandemia de coronavírus em Porto Alegre, a Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), da prefeitura de Porto Alegre, viu seus estoques de jornal e papelão caírem drasticamente, afetando o dia a dia do centro que atende diariamente animais para castração, além de abrigar aqueles que chamam de "albergados", que estão no local temporariamente, a espera de um lar.
Apesar de alguns setores terem paralisado suas atividades temporariamente em razão do isolamento social, a Usav seguiu seus trabalhos com uma equipe de cinco veterinários, oferecendo os serviços de castração para animais em situação de rua recolhidos por cuidadoras do município e para tutores que são beneficiários do Bolsa Família.
Por dia, a Usav realiza em média 15 castrações e utiliza os papelões e jornais no pós-operatório dos animais que ficam em gaiolas até o efeito da anestesia ser totalmente superado. Durante o inverno, a unidade utiliza ainda mais papéis para tentar absorver a umidade e manter a temperatura do ambiente para o bem-estar dos animais.
Além da castração, a Usav abriga cerca de 65 animais que esperam por uma adoção responsável.
— É uma oportunidade. As pessoas podem trazer suas doações e conhecer nossos albergadinhos. Eles são bem cuidados, já são castrados — conta a veterinária Denise Marques Garcia, que trabalha na unidade.
Os interessados em doar papelão e jornais podem entregar na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), na Rua Luiz Voelker, 55, bairro Três Figueiras, ou diretamente na Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3.489, parada 19.
Empresas que desejarem fazer grande doação podem contatar a Smams pelo telefone (51) 3289-8920 para combinar o manejo da carga.
Serviço
- O que: doação de papelão e jornais
- Onde: Smams — Rua Luiz Voelker, 55, Bairro Três Figueiras ou Usav — Estrada Bérico José Bernardes, 3489, parada 19.
- Horários: segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h