O próximo decreto a ser publicado pela prefeitura de Porto Alegre com determinações sobre o funcionamento de atividades durante a pandemia do coronavírus deverá ter um período maior de vigência. O atual vai até 16 de agosto. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), o prefeito Nelson Marchezan disse, sem dar muitos detalhes, que o objetivo é fazer diferente e ampliar o período de validade das regras.
Também ressaltou que sua equipe está trabalhando para evitar eventual ação judicial, como a movida pelo Ministério Público e que levou ao fechamento do comércio no domingo de Dia dos Pais.
— Nosso decreto tem prazo limitado, porque a gente quer fazer diferente. A ideia é fazer um decreto mais longo, que evidentemente pode ser alterado se dados, informações e números sejam mais positivos ou que necessitem de mais cautela na área da saúde. Mas com prazo mais longo. A ideia é que com limites de horários, limite de dias e protocolos, as atividades permaneçam liberadas na cidade de Porto Alegre — disse Marchezan.
Atualmente, indústria, comércio e serviços estão liberados em Porto Alegre, mas com restrições de dias e horários, além de precisarem observar uma série de protocolos sanitários.