A entrada de trabalhadores dos Correios foi bloqueada no centro de operações postais, na Avenida Sertório, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (10). O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Estado (Sintect-RS) reclama de excesso no volume de serviço e pede melhores condições de trabalho durante a pandemia de coronavírus.
Uma longa fila de carros se formou nas primeiras horas da manhã no local. Com faixas e caixa de som, os sindicalistas se posicionaram às 5h50min e, até as 7h10min, impediram a entrada dos trabalhadores que chegavam ao local.
A Brigada Militar (BM) acompanhou a situação e não houve incidentes. A situação já está normalizada.
O secretário do Sintec-RS, Alexandre dos Santos Nunes, diz que a categoria está no limite e preocupada com os casos de coronavírus.
- Já avisamos a vigilância em saúde que temos pelo menos três casos aqui e não temos controle sobre os trabalhadores terceirizados.
Alexandre diz também que não há higienização do ambiente de trabalho na troca de turno e nem medidores de temperatura corporal. Ele pede que sejam feitos testes nos funcionários.
O sindicato diz também que os trabalhadores estão sobrecarregados e trabalhando todos os finais de semana. Um documento será entregue à direção com todas as reivindicações.
O que disse os Correios em nota
"Os Correios reiteram que, desde o mês de março, vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis, conforme determinam os órgãos de saúde.
Em Porto Alegre, o Centro de Cartas e Encomendas recebeu uma equipe especializada do Exército, que realizou a sanitização dos principais ambientes de trabalho na última semana. A partir de hoje, o local também conta com termômetro infravermelho para medição da temperatura dos empregados no início do expediente. Quem apresentar temperatura de 37,8ºC ou mais será orientado a buscar atendimento médico. A Postal Saúde, operadora de saúde dos empregados, oferece, inclusive, o serviço de teleconsulta 24 horas, com consultas médicas e orientações de saúde por meio de videochamadas, ligações telefônicas e internet.
Os Correios ainda autorizaram a realização de trabalho remoto por empregados classificados em grupos de risco e continuam mantendo todos os direitos dos empregados, enquanto atuam para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais. Dessa forma, a estatal tem garantido a prestação dos serviços postais, considerados essenciais pelo Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República.
Reiteramos que os Correios estão trabalhando para viabilizar, com segurança e de forma transparente, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa. Atrasos pontuais, quando reportados à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, são prontamente averiguados e solucionados.
A empresa permanece à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br."