Em elevação até a tarde desse sábado (11) devido as chuvas dos últimos dias, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, caiu neste domingo (12). De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, as águas baixaram 27 centímetros nas últimas horas. A medição atingiu 2,61m no sábado e, às 9h deste domingo a metragem indicava 2,39m. Na leitura das 13h15min, o nível era de 2,34m. Na estação Cais Mauá o nível normal é de 1,2m.
De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior o vento nordeste tem auxiliado o escoamento das águas para a Lagoa dos Patos:
— Estamos em um nível mais favorável mas ainda de atenção. Vamos manter o alerta. Estamos monitorando as águas vindo da Região Hidrográfica do Jacuí, a tendência é de diminuição ainda maior do volume do Guaíba. Mas nossa atitude ainda é preventiva. Dependemos muito das chuvas que caem em outras regiões e acabam escoando no Guaíba.
Se as águas continuarem baixando, Rodrigues acredita que até o meio da semana as seis famílias – em um total de 15 pessoas – da Ilha Grande do Marinheiros que estão em abrigo na Escola Alvarenga Peixoto poderão voltar para casa e retomar suas rotinas.
Segundo ele, nesta madrugada não houve nenhum chamado solicitando remoção.
— Já estaríamos em nível ainda mais favorável não fosse outros rios, como Caí, Jacuí, Taquari e Sinos, também estarem com o nível elevado — afirma Rodrigues.
Na Ilha Grande dos Marinheiros, o casal Gelson da Silva, 72 anos e Olga Souza da Silva, 70 anos, teve a casa invadida pela água durante a semana. Não precisaram pedir ajuda pois conseguiram abrigo na casa da filha, localizada nos fundos do mesmo terreno, que não teve prejuízos.
— A água batia acima do joelho, entrou NOS armários, no guarda-roupa. Levantamos todos os móveis. Estávamos apavorados. De ontem para hoje baixou muito. Já melhorou, mas ainda assim, para andar dentro de casa, só com bota de borracha _ conta a dona de casa.