Um card feito por uma página no Facebook e que está circulando pelas redes sociais afirma que "os funcionários responsáveis pela coleta de lixo" de Porto Alegre estão pedindo que seja colocada uma fita vermelha nos sacos de lixo quando há alguém com coronavírus na residência. De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, está não é uma orientação oficial.
A pedido de GaúchaZH, a prefeitura emitiu nota nesta sexta-feira (31), esclarecendo os protocolos corretos de descarte de resíduos na cidade.
Segundo o Executivo municipal, resíduos de residências em que pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus passam por isolamento domiciliar devem ser descartados em duplos sacos de lixo resistentes. Os sacos devem ser fechados com lacre ou nó quando tiver até dois terços de sua capacidade preenchida.
A norma é da Diretoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e atende determinações dos órgãos sanitários federais. O material deve ser descartado na coleta domiciliar (porta a porta ou nos contêineres).
A regra é válida para todos os resíduos domiciliares gerados nos locais com suspeita ou confirmação da covid-19, como sobras alimentares, papéis, guardanapos, papel higiênico e embalagens.
As recomendações municipais foram construídas a partir da Nota Técnica 04/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).