A discussão sobre formas de diminuir a circulação de pessoas em Porto Alegre não foi conclusiva ainda nesta sexta-feira (23). A publicação de um novo decreto, que chegou a ser cogitada para as próximas horas, deve ficar para a semana que vem.
Conforme antecipou a colunista Kelly Matos em GaúchaZH, a equipe que integra o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Porto Alegre se prepara para divulgar um decreto com novas medidas restritivas. O comitê chegou a se reunir pela manhã.
O rodízio de placas, que chegou ser cogitado, foi abandonado pela prefeitura, de acordo com a colunista Rosane de Oliveira. Depois de ouvir representantes de diferentes setores e analisar dados, o prefeito concluiu que não havia certeza de que a medida poderia surtir os efeitos desejados, de diminuir a circulação e a contaminação. Além disso, o rodízio seria de difícil fiscalização.
O modelo já era dado como complexo, por exigir um aprofundamento dos técnicos sobre a viabilidade e aplicação das possíveis novas regras. A intenção era concluir a edição do decreto ainda nesta sexta ou durante o fim de semana.
Entretanto, à tarde, a prefeitura informou que ainda era necessária maior avaliação das medidas. O novo prazo para publicação é, por enquanto, a próxima semana. A intenção é produzir um conjunto de regras aplicável e que possa ser fiscalizado pelas autoridades.
O tema é discutido mais a fundo desde a última segunda-feira (20). Somente nesta semana, já foram quatro reuniões - a ocorrida nesta sexta-feira foi a quinta do grupo.