Em função da pandemia de coronavírus e para evitar aglomerações, a tradicional Parada LGBT+ de Porto Alegre terá um novo formato neste domingo (28). Um drive-thru para arrecadação de agasalhos, cobertores e alimentos será realizado no Parque Farroupilha (Redenção), entre as 10h e as 17h
No dia em que se comemora o Dia do Orgulho LGBT+, duas tendas serão montadas no parque para que a população possa realizar as doações. No local, haverá venda de máscaras de proteção e distribuição de brindes para os carros que passarem pelo drive-thru.
De acordo com o coordenador da Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, Daniel Boeira, as doações recebidas durante a ação solidária serão encaminhadas para famílias LGBT+ que se encontram em vulnerabilidade social. No entanto, as roupas irão permanecer em quarentena na unidade da Campanha do Agasalho de Porto Alegre, para serem doadas depois.
— Todos os anos nos reunimos para uma festa de comemoração, mas mais do que nunca é necessária uma união para ajudar essa comunidade. Muitos trabalham como autônomos, como cabeleireiros, e não estão conseguindo se manter. Nós estamos mapeando a população LGBT+, serão realizados cadastros para encaminhar as doações — explica Daniel.
O evento também contará com a presença de Glória Cristal e Charlene Voluntaire, apresentadoras das duas paradas que normalmente ocorrem na Capital.