Moradores que planejam circular perto da Praça da Encol, em Porto Alegre, neste sábado (20), têm uma nova oportunidade para fazer o bem. Um drive-thru solidário está recebendo doações de roupas e de alimentos até as 14h, em uma parceria da prefeitura com a associação de moradores da região.
A Avenida Nilópolis está com a faixa direita bloqueada desde as 10h, quando a mobilização começou. Cones e bandeiras indicam que aquela faixa é para os motoristas que querem deixar sacolas com doações.
— A ideia é ser algo rápido para não ter contato. As roupa estão vindo lavadas, bem cuidados, muito bacana. A pandemia está mostrando isso: existe humanidade — diz Cláudio Franzen, coordenador de esportes da prefeitura.
Além de drive-thru, a iniciativa também faz as vezes de pedágio solidário. Isso ocorre porque muitas pessoas que passam pelo local a pé deixam sacolas com doações.
O advogado Vitor Villaverde, de 63 anos, passava pelo local para fazer compras e viu a mobilização. Voltou para a casa e, pouco antes das 11h, retornou à praça para deixar sua contribuição:
— Tinha umas coisas para dar e aproveitei para fazer a doação. O momento exige isso. É uma situação completamente difícil, a vida das pessoas não está fácil. Imagina agora com essa pandemia. Tudo o que a gente puder fazer é oportuno. É hora de ajudar.
Israel Palma, 80 anos, ouviu o alerta na Rádio Gaúcha e decidiu contribuir:
— Doei alimentos e roupas. Ouvi a notícia e já vim direto pra cá. Tinha roupas em casa e passei no mercado pra comprar alguns alimentos — relata o professor aposentado.
Este é o primeiro drive-thru feito na Praça da Encol para a Campanha do Agasalho deste ano, mas a parceria entre Executivo e moradores já vem de longa data. A associação que reúne representantes do bairro procura sempre contribuir com campanhas solidárias.
— Em outros anos, já participamos. Nos traz muita alegria — conta Luiz Felipe Irigaray, presidente Associação dos Moradores da Bela Vista, Mont'Serrat e Boa Vista.
As roupas passam por uma "quarentena" de 14 dias em local arejado e ensolarado antes de serem triadas, embaladas e distribuídas. Por isso, a maior parte das doações ainda está reservada.
Até agora, já foram arrecadadas 251.158 peças de roupas pela Campanha do Agasalho. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) entregou, até agora, 58.908 agasalhos a 64 instituições, que vão beneficiar mais de 21 mil pessoas.
A prefeitura pede que sejam doadas roupas em boas condições.
Saiba onde serão as próximas ações de coleta
- Até dia 1º de julho - todas as quartas-feiras, das 11h às 17h, no Largo Glênio Peres.
- 24 de junho: Drive Móvel Music- ônibus Linha Turismo, com passagem pelos bairros Cidade Baixa, Farroupilha, Bom Fim, Santa Cecília e Santana.
- 27 de junho: Parque da Redenção - Drive do Gre-Nal