Faltando dois meses para o início do inverno, a cidade de Guaíba, na Região Metropolitana, lançou sua tradicional campanha para arrecadar roupas para a população carente. Em 2020, porém, a ação foi modificada, a fim de evitar aglomerações em busca das doações.
É a Campanha do Agasalho Delivery, assim definida pela prefeitura municipal. Por meio do telefone (51) 3480-7069, as pessoas podem pedir a telentrega das roupas, sem sair de casa.
- Com solidariedade e amor conseguiremos, além de agasalhos, levar um pouco de esperança a quem precisa - definiu a primeira-dama de Guaíba, Márcia Sperotto, coordenadora da campanha e responsável pela Casa Solidária, iniciativa que distribuiu mais de 200 mil peças de roupas e calçados em dois anos de funcionamento.
Diariamente, em torno de 60 pessoas buscam auxílio na Casa Solidária, segundo a responsável pelo espaço. Centenas de peças de vestuário ficam expostas em cabides e araras ou dobradas nas prateleiras, disponíveis para doação.
O telefone para agendar as entregas atende solicitações de segunda a sexta-feira, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. Famílias carentes, já cadastradas na prefeitura, receberão as doações sem precisar fazer contato.
As doações podem ser feitas em mais de 20 pontos de coleta, entre farmácias, supermercados, ferragens e na própria prefeitura (confira a lista de locais abaixo).
O canto de uma sala da ferragem de Júlio Souza, no bairro Ramada, estava repleto de sacolas com doações, na manhã desta sexta-feira (24). O empresário contabilizou mais de 500 peças arrecadadas. A prefeitura irá buscar os donativos e higienizá-los antes do envio às famílias. O comerciante mostra orgulho em participar da ação solidária.
- Nessa pandemia, são mais pessoas precisando, e o frio está chegando. Um conforto para quem pouco tem - afirma o dono da Ferragem Multilar.
As entregas serão feitas nos próximos dias, conforme os pedidos forem registrados na central telefônica.
Locais para doação:
Prefeitura de Guaíba, supermercados Nacional (Centro e Schell), Supermercados Paulinho (Centro, Ermo e Santa Rita), Supermercado Atual (Cohab), Supermercado Marques, Supermercado Asun, Supermercado Índio (Adão Foques e Jardim dos Lagos), Supermercado Super Engenho (São Jorge), Posto do Ivan (Centro), Codebal (Castelo Branco), Multilar/ferragem (Colina), Farmácia Tchê (Centro), Farmácia Sanar (Centro), Farmácia Maxi Econômica (São José), Madevam (Adão Foques), Mercado City (Columbia City), Mercado Popular (Fátima), Padaria Sul Pão (Adão Foques), Center Fort (Adão Foques).