A forte chuva em Porto Alegre, que começou na madrugada desta terça-feira (30), já provocou danos em alguns lugares da capital. Segundo o diretor-geral da Defesa Civil da cidade, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, que falou em entrevista ao Gaúcha Atualidade, a maioria das ocorrências são sobre alagamentos em vias públicas e semáforos fora do ar.
Os primeiros registros foram feitos por volta das 5h. Uma delas é de uma senhora moradora do bairro Bom Jesus, cuja casa foi alagada. Já são 70 milímetros de chuva, o equivalente a 15 dias seguidos de chuva. É a maior quantidade de água do ano de 2020.
Ainda que a água já tenha proporcionado alagamentos, o diretor alerta para a possibilidade de maiores estragos após a chegada de rajadas de vento forte, que terão início após a chuva, por volta das 15h desta terça.
— A chuva dará lugar ao vento após das 15h. Nós estamos com o olhar sobre a possibilidade de vento forte, que pode trazer maiores danos — alerta o diretor.
A Defesa Civil oferece a possibilidade de recebimento de SMS com alertas para situações de mau tempo. Para isso, basta enviar uma mensagem para 40199 com o CEP do morador (somente números).