A chuva forte que atinge Porto Alegre desde a noite passada causa transtornos na manhã desta terça-feira (30). Na Zona Norte, o arroio Sarandi transbordou e alagou a Rua Zeferino Dias e a Avenida Sarandi.
Há registro de vias alagadas em outros pontos da região, como Carneiro da Fontoura, Senhor do Bom Fim e Bernardino Silveira Pastoriza. Diversos semáforos estão desligados.
Já na área central, há acúmulo de água na Avenida João Pessoa, entre a Rua Laurindo e a Avenida Jerônimo de Ornelas. O viaduto Imperatriz Leopoldina tem alagamento sobre a Avenida Loureiro da Silva e também na faixa da direita da Rua Luiz Englert, no bairro Farroupilha.
Há ainda excesso de água na entrada e na saída do Túnel da Conceição, nos dois sentidos.
Problemas na Zona Sul
Na Zona Sul, há pontos com acúmulos de água desde a Avenida Érico Veríssimo, passando pela Padre Cacique e pela Avenida Guaíba. Em frente à área do antigo bar Timbuka, as duas faixas da via estavam alagadas às 7h, com água cobrindo os pneus dos automóveis.
Já a Avenida Tramandaí tem pontos interditados a veículos, entre as ruas Eng. Jorge Porto e a Comendador Castro, no bairro Ipanema.
O porteiro Rafael Dutra, 25 anos, ficou no meio do caminho para o trabalho. O veículo de aplicativo que o transportava estragou na Avenida Tramandaí, na esquina com a Rua da Gávea, onde o arroio que corta a via transbordou.
— O carro foi reduzindo a velocidade até que parou. Tinham outros na mesma situação. Não sei como vou chegar no trabalho — contou, uma hora e meia após o automóvel enguiçar no alagamento.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) montou bloqueios na avenida, entre a rótula da Avenida Cavalhada e a Rua Dea Cofal. Um agente de trânsito retirava galhos do valão, na tentativa de desobstruir a passagem da água.
Pontos sem luz
De acordo com a CEEE, 1.910 clientes ficaram sem luz em Porto Alegre, conforme atualização das 7h30min. Os bairros afetados foram Centro Histórico, Floresta, Navegantes e São Geraldo.
Às 10h30min, a situação estava normalizada, segundo a empresa.