O movimento de pessoas buscando o cadastro para o auxílio emergencial nas agências dos Correios foi muito baixo na manhã desta terça-feira (9) em Porto Alegre. O serviço está disponível pelo segundo dia seguido nas 6 mil unidades espalhadas pelo país para as pessoas que não possuem acesso aos meios digitais.
O cadastro é feito gratuitamente por funcionários dos Correios. Conforme o órgão, na segunda-feira (8), primeiro dia do cadastro, somente 21 pessoas buscaram atendimento em 19 agências do Rio Grande do Sul. A expectativa é realizar até 27 milhões de atendimentos em todo o país.
Na manhã desta terça, a reportagem de GauchaZH percorreu cinco agências em Porto Alegre — Protásio Alves com Saturnino de Brito, Assis Brasil ao lado da igreja Cristo Redentor, Rua 25 de julho, bairro São João e Rua 7 de abril — e nenhuma pessoa havia pedido o cadastro nos dois dias.
O serviço é uma parceira entre o Ministério da Cidadania e os Correios para atender à população mais vulnerável, sem acesso a meios digitais, que ainda não conseguiu solicitar o auxílio emergencial.
Para pedir o cadastramento o interessado deve apresentar identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário, CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular e dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do titular.
Quem realizar o cadastro nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo determinado pela Dataprev para a conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF.
Vale ressaltar que os Correios não realizarão o pagamento do benefício e que o acompanhamento da liberação também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa ou pelo telefone 121.
Na página dos Correios, no sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre as unidades abertas ao público. A grande maioria dos pontos de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Medidas preventivas
Em atenção à saúde de seus profissionais e do público, os Correios adotaram medidas de proteção para evitar o contágio pelo coronavírus. Além do trabalho remoto por empregados classificados como grupo de risco, há controle do fluxo de atendimento e organização dos clientes para manter a distância recomendada.
Existem ainda reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para evitar o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos.
O que dizem os Correios:
"As eventuais intermitências no sistema, em algumas unidades, já foram sanadas e a prestação do serviço segue normalizada. Os Correios informam também que 579 agências do Rio Grande do Sul estão habilitadas a prestar o cadastramento do Auxílio Emergencial. A parceria com o Ministério da Cidadania possui vigência de 3 (três) meses, podendo ser prorrogada por igual período."