O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) decidiu doar US$ 100 mil para o enfrentamento ao coronavírus em Porto Alegre. O dinheiro será administrado pela prefeitura, que quer adquirir três mil testes para detectar contaminados — os resultados ajudarão a balizar estratégias de combate à pandemia.
A confirmação da doação foi feita em correspondência enviada à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. Segundo a titular da pasta, Juliana Castro, o município terá seis meses para executar ações com o dinheiro doado e, ao final, enviar um relatório de prestação de contas para a instituição. A capital gaúcha foi contemplada após a instituição entrar em contato com cidades onde há projetos financiados.
- O aumento no volume de exames vai oferecer estatísticas confiáveis para embasar estratégias de saúde, ampliar a segurança e a assertividade das decisões do município e servir como ferramenta para comunicar a situação da pandemia na cidade aos 1,5 milhão de porto-alegrenses – destaca o prefeito Nelson Marchezan.
Ampliação da testagem
A capital gaúcha iniciou, no último dia 29, a aplicação de até 580 testes por dia para identificar casos da covid-19, volume que, segundo a prefeitura, se espelha no padrão de testagem da Coreia do Sul, referência mundial no enfrentamento ao coronavírus. Os testes, do modelo PCR, são oriundos de parcerias e aquisições feitas com Santa Casa (30 testes/dia), Hospital Moinhos de Vento (100), Grupo Exame (150) e Peritos Lab (300). Deverão ser aplicados ainda outros 14,7 mil testes de sorologia — que verificam a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus –, comprados pela administração municipal (10 mil kits) e doados pelo Ministério da Saúde (2,7 mil) e Shopping Iguatemi (2 mil).
Público-alvo
Além de pacientes internados e profissionais de saúde, a testagem inclui trabalhadores de segurança e salvamento (policiais, guardas municipais, bombeiros e integrantes das forças armadas) que atuam na assistência direta à população e pessoas com mais de 60 anos que apresentem sintomas compatíveis com síndromes gripais.
Parcerias existentes
Em Porto Alegre, segundo a prefeitura, o Banco de Desenvolvimento da América Latina financia projetos como as revitalizações da orla do Guaíba, da Usina do Gasômetro e de áreas do Centro Histórico, além de obras de pavimentação e recuperação de vias. O valor total de financiamento contratado com o banco é de US$ 92 milhões.