A quantidade de chuva que caiu em Porto Alegre nesta terça-feira (12) registra o maior acumulado para um único dia em 2020, conforme a Defesa Civil da Capital. Entre a 0h e às 18h desta terça, a chuva chegou a 36mm. Até então, o maior acumulado havia sido registrado em 26 de fevereiro, quando a chuva chegou a 35,2mm.
O total acumulado em maio até agora é de 43mm. Em menos de 12 dias completos, isso corresponde a somente 36,49% da média histórica do mês, que é de 117,81mm. Em 2020, todos os meses encerraram com volume de chuva abaixo da média (veja lista ao fim deste texto). O histórico é calculado levando em conta o período entre 2004 e 2019.
O diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, destaca que a chuva, apesar de ainda não ser tão volumosa, ajuda a trazer um alento para quem sofre com os efeitos da estiagem. Segundo ele, a Capital não é tão atingida, mas a chuva vem em boa hora:
— Já dá para sentir alguma mudança. Aqui não tivemos tanto reflexo porque o Guaíba tem uma bacia muito grande e recebe água de outros rios. O mesmo motivo que nos prejudica em época de enchente nos ajuda agora. Não tivemos ainda problema de desabastecimento, mas essa chuva nos ajuda a garantir, por mais uns dias, que ele não ocorra — explica.
Segundo a Defesa Civil, medições feitas no Guaíba não têm apontado níveis alarmantes. O órgão, no entanto, segue atento a outros reflexos, como pequenos lagos com animais (como o do Parcão) e queimadas, que se multiplicam em épocas de tempo seco:
— Vemos as queimadas aumentarem muito nesta época, porque a vegetação fica seca e o fogo se espalha rapidamente. Também alertamos sempre para problemas de saúde, como os respiratórios por conta do ar mais seco. Agora, esta situação deve melhorar por uns dias. Depois temos que ver se as previsões se confirmam. Mas não devemos ter grandes acumulados de chuva nas próximas semanas.
Na quarta-feira (13), também há previsão de chuva para Porto Alegre, com risco de temporais, mas o acumulado deve ficar entre 15mm e 20mm, indica a Defesa Civil. A temperatura deve ficar ainda mais baixa.
— Mas depois, infelizmente, a chuva para, e só há previsão para a semana que vem, se realmente se confirmar — projeta o coronel.
Acumulados 2020 x Média histórica (2004-2019)
- Janeiro: 81,6mm - 115,67mm
- Fevereiro: 83mm - 96,38mm
- Março 23,4mm - 88,77mm
- Abril: 30,8mm - 88,68mm
- Maio (até as 18h desta terça-feira): 43mm - 117,81mm