Um grupo de comerciantes e trabalhadores autônomos de Porto Alegre e da Região Metropolitana realizou um protesto na manhã desta segunda-feira (6) na Capital e em cidades vizinhas. Eles pedem a prorrogação do pagamento do IPVA e flexibilização do decreto do governo do Estado que fechou o comércio por conta da pandemia do coronavírus.
Por volta das 9h, cerca de 50 carros percorreram ruas do Centro de Porto Alegre e outros 50 saíram de cidades da Região Metropolitana em direção à Capital. Parte dos participantes se concentrou em frente ao Palácio Piratini junto de um caminhão de som.
Balançando bandeiras do Brasil, alguns usando máscaras nas cores verde e amarela e aos gritos de "queremos trabalhar", os participantes do ato entregaram uma carta endereçada ao governador Eduardo Leite e uma chave que simboliza o fechamento do comércio.
No caminhão de som, os hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul eram intercalados com mensagens que pediam a flexibilização do decreto. Estavam presentes comerciantes de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre, entre outras cidades.
No Vale do Sinos, motoristas de van escolares e de ônibus fizeram uma carreata pela BR-448, a Rodovia do Parque. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o grupo deve ir até a Arena do Grêmio e retornar pela BR-116.