Há 20 dias, empresários que mantêm estabelecimentos comerciais no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, se frustram quando chegam no trabalho. Os arbustos comprados para embelezar as fachadas de uma cafeteria, uma pizzaria, uma floricultura e uma loja de produtos naturais, que ficam entre a Vicente da Fontoura e a Passo da Pátria, foram alvo de ladrões pelo menos cinco vezes desde então. O último furto aconteceu nesta madrugada.
Alexandre Pierre, dono da Brooklyn Handcrafted Pizza, estima um prejuízo de quase R$ 1 mil apenas no seu estabelecimento, incluindo o serviço de jardinagem. Na frente do seu imóvel, foram 12 buxinhos roubados — cada um custou pelo menos R$ 50. Mais que a despesa, a impossibilidade de cultivar um jardim na frente do seu negócio é o que lhe incomoda.
— Não se pode ter nada na cidade. As pessoas roubam até plantas — queixa-se o empresário. — A gente empreende, quer deixar o negócio bacana, mas não adianta. O pessoal leva, depreda — complementa.
Imagens de câmeras de vigilância das lojas flagraram os furtos, que aconteceram sempre de madrugada. Pelo menos dois homens removiam os arbustos. Os empresários divulgaram as imagens nas redes sociais, mas, segundo Pierre, não quiseram fazer boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Dizendo-se desanimado, o empresário resolveu colocar pedregulhos no lugar das plantas.
— Infelizmente, a cidade vai ficando cada vez mais uma selva de pedras.